Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 11h00 | 31 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Dilma Rousseff dará declaração logo após resultado de processo de impeachment

Crédito da foto:

A presidente afastada Dilma Rousseff dará declaração à imprensa sobre o resultado do processo de impeachment por volta das 14h30 desta quarta-feira, informa a Folha de S. Paulo. Rousseff não responderá às perguntas dos jornalistas diz a Folha citando a assessoria.

Entretanto, essa coletiva poderá sofrer mudança de horário. A previsão de horário pode variar de acordo com a sessão. Assim sendo, Dilma se manifestará somente após o resultado no Senado.

Ainda segundo a publicação, os senadores já estão prevendo que a votação pode ocorrer só no meio da tarde devido as questões de ordem e intervenções que podem acontecer no início da sessão.

Para que a presidenta seja condenada são necessários pelo menos 54 votos, que equivalem à maioria qualificada, ou dois terços dos 81 senadores. A previsão do governo interino é que haja ao menos 59 votos a favor da destituição de Dilma dos 81 possíveis, cinco a mais que o necessário para que Michel Temer seja efetivado.

Embora a votação seja aberta, ela será eletrônica, no painel, e não haverá chamada nominal para que os senadores pronunciem seus votos oralmente. Depois que todos tiverem votado, Lewandowski abrirá o painel e o resultado será divulgado. Ele lavrará a sentença na mesma hora e todos os senadores serão convidados a assinar. Na sequência, será publicada a resolução.

Se a presidenta for condenada, ela será imediatamente notificada, bem como o presidente interino Michel Temer. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá então convocar uma sessão do Congresso Nacional para o mesmo dia, a ser realizada na Câmara dos Deputados, para dar posse a Temer.

Tags:

voltar