Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h36 | 31 Ago 2016 | Cesar Santos Servidores públicos do RN terão descontos em academias

Crédito da foto:

Nesta quinta-feira (1º), às 9h, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST) do Governo do Estado vai formalizar parceria com academias de bairros que integrarão o Programa de Atividade Física - projeto piloto da Administração Estadual que tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e saúde no trabalho dos servidores por meio do incentivo à prática de atividades físicas.

Essa parceria é apenas uma das ações do PQVST nesse sentido, uma vez que o Programa prevê, ainda, a instalação de academia no Centro Administrativo.

Por meio dessa ação com as academias, servidores públicos efetivos ou detentores de cargos ou funções comissionadas do Governo do Rio Grande do Norte terão descontos que variam entre 15% e 30% nas mensalidades das academias parceiras.  Inicialmente, estão participando nove empreendimentos de Natal e Parnamirim, em bairros como Capim Macio, Candelária, Potilândia, Lagoa Nova e Santarém, Cidade Verde e Nova Parnamirim. A meta do PQVST é expandir o Programa para outras regiões do Estado.

Avaliação física realizada pelos educadores físicos Pablo Delano e João Batista, do quadro da secretaria de Justiça e Cidadania, observou que 70% dos servidores das secretarias não praticam qualquer atividade física. Diante disso, o PQVST viu a necessidade de implantar um programa específico de atividade física que, além de incentivar a prática de exercícios, agregue benefícios como a proximidade das academias com as residências dos servidores e ofereça mensalidades mais acessíveis.

As academias cadastradas no Programa passam por avaliação pelos membros da comissão do Programa de Qualidade de Vida. Nessa avaliação são observados critérios como: infraestrutura; regulamentação junto ao Conselho Regional de Física – CREF – e logística.

Na ocasião da solenidade de formalização da parceria o PQVST comemorará também o dia do profissional de Educação Física.

 

Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST)

O Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST) foi criado com o objetivo de desenvolver ações que preservem a saúde dos servidores, melhorem o estilo de vida, o ambiente de trabalho e propiciem condições que possibilitem a gestão de escolhas do bem-estar.

Ao longo dos anos, o PQVST realizou diversas atividades para proporcionar mais qualidade de vida e o bem-estar dos servidores públicos estaduais. No dia 15 de julho de 2015, o governador do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Decreto Estadual nº 25.356/15, revogou o Decreto Estadual n.º 18.960/06, e manteve o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST).

De acordo com o artigo 2º do Decreto nº 25.356/15, o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho será avaliado, periodicamente, pelo seu Comitê Gestor, presidido pelo secretário da Administração e dos Recursos Humanos e integrado pelos secretários de Estado: da Saúde Pública; da Educação e da Cultura; do Gabinete Civil do Governador do Estado; do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social; do Esporte e do Lazer; e da Agricultura, da Pecuária e da Pesca.

O Comitê Gestor do Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho é assessorado pela Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde.

Tags:

voltar