Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 11h26 | 30 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Caern inicia ligações de ramais de esgoto em Pau dos Ferros

Crédito da foto:

O bairro João XXIII está sendo o primeiro a receber ligações à rede de esgoto na cidade de Pau dos Ferros. Empresa contratada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou o trabalho que se estenderá para os bairros São Judas Tadeu, Centro, Cohab e São Benedito. O projeto prevê a implantação de mil novas ligações de esgoto na área do centro da cidade e adjacências.

A ligação feita pela Caern significa que uma tubulação será instalada ligando uma caixa na calçada do usuário até a rede de esgoto já implantada na rua. E o consumidor é responsável por fazer a ligação dos efluentes de sua casa até a calçada. A ligação só deve ser feita quando a Caern emitir novo comunicado informando que o sistema está pronto.

Comunicados serão entregues nas ruas beneficiadas para que o usuário tome conhecimento do serviço e da importância do mesmo. Em Pau dos Ferros, a empresa contratada está fazendo serviço de melhoria na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) formada por duas lagoas, às margens da BR-405 na entrada da cidade, com previsão do serviço ser concluído na primeira quinzena de setembro. A Caern também está fazendo a interligação à rede de esgoto do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros.

 A Caern está investindo com recursos próprios R$ 2,2 milhões nesta obra de ampliação do esgotamento sanitário da cidade. Em uma etapa anterior a obra contemplou a construção de uma Estação Elevatória de Esgotos (EEE) também no bairro João XXIII, um emissário de esgotos (para transporte dos efluentes) e a tubulação principal (rede coletora) já instalada no trecho aonde serão feitos os ramais.

ORIENTAÇÃO

Para uma boa convivência com a rede de esgoto em nenhuma situação deve-se jogar lixo no vaso sanitário, periodicamente deve ser feita a manutenção correta da caixa de gordura das residências e o usuário jamais deve mexer nos equipamentos do sistema de esgoto. Desta forma, ganha a Caern e ganha a população, pois o sistema de esgotamento sanitário será operado da maneira correta.

Dicas:

Não faça ligações clandestinas quando a obra estiver em andamento;

Não jogue resto de alimentos, óleo ou qualquer outro resíduo na pia da cozinha;

A pia da cozinha deve estar sempre ligada a uma caixa de gordura para evitar o entupimento das tubulações;

A caixa de gordura é uma obrigação do consumidor. Mantenha essa caixa fechada e limpe-a regularmente colocando a gordura acumulada na lixeira;

Não jogue absorventes, fraldas descartáveis, preservativos ou outro objeto que possa entupir a tubulação;

Evite plantar árvores próximo aos canos e caixas de esgotos porque suas raízes danificam a rede;

Evite cobrir a caixa que fica na calçada do seu imóvel porque ela é necessária para acesso das equipes da Caern durante manutenção;

Ao constatar problemas na rede de esgoto entre em contato com a Caern.

Tags:

voltar