Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h02 | 30 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Nordeste pode ter volume de chuvas abaixo do normal

Crédito da foto:

Previsão Climática Sazonal para o trimestre de setembro a novembro, elaborada por um grupo de pesquisadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), indica que o leste da Região Nordeste deve apresentar quadro de poucas chuvas nos próximos meses.

O período de estiagem começa agora, e a tendência é que as pancadas de chuva sejam em menor volume do que a normal climatológica, o que pode reduzir a oferta de água na região.

A previsão, divulgada na sexta-feira (26), aponta também para o baixo volume de chuvas na Região Norte do País. Os impactos serão maiores no sudoeste da Amazônia.

"No leste do Nordeste, é o período tradicional de seca. Ainda assim, impacta em uma redução ainda maior da disponibilidade hídrica", afirmou o chefe da Divisão de Operações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Gilvan Sampaio.

O documento também prevê chuvas dentro do normal no sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e também no centro-norte da Região Sul.

A Previsão Climática Sazonal do MCTIC foi elaborada por pesquisadores e tecnologistas do Inpe, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Tags:

voltar