Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 14h27 | 26 Ago 2016 | Fabio Vale Sindicato dos agentes penitenciários do RN repudia declarações de secretário responsabilizando guardas por fuga

Crédito da foto:

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte repudiou as declarações de secretário de Justiça e Cidadania do Estado atribuindo fuga à guardas prisionais de determinadas unidades carcerárias potiguares.

O Sindasp-RN publicou no blog oficial da entidade um material "em nome de todos os agentes penitenciários do Estado, em especial aos da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó" rebatendo declarações de Walber Virgolino à respeito da fuga de 32 detentos na última segunda-feira (22).

Segundo o Sindicato, o titular da Sejuc atribuiu a fuga, em entrevista a InterTV, a um “desleixo” dos agentes e dos policiais militares. "Por esse motivo, o Sindasp-RN repudia tais declarações e pede que o secretário Walber Virgolino procure conhecer melhor as estruturas das unidades prisionais do RN, bem como a quantidade de efetivo, as escalas e as condições de trabalho dos agentes penitenciários e dos policiais militares que atuam em presídios".

A presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, ressaltou que, desde que o secretário Walber chegou ao RN, os agentes penitenciários têm dado total crédito e respaldo ao trabalho dele, no entanto, esperam o mínimo de respeito e consideração com o trabalho desenvolvido por essa categoria.

“Muito antes de o secretário vir da Paraíba para o Rio Grande do Norte eram esses agentes que estavam sustentando o Sistema Penitenciário nas costas. Inclusive, basta ver as constantes ações que são realizadas para apreender objetos ilícitos nas unidades, bem como para encontrar túneis e evitar fugas. É muito fácil para ele acusar os agentes de ‘desleixo’ o difícil é ele oferecer condições dignas de trabalho e o mínimo de segurança nas cadeias do Estado. O que o Sistema Penitenciário do RN precisa é de mais ações e investimentos e menos conversa”, declarou Vilma Batista.

Tags:

voltar