Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 24 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Confiança do comerciante aumenta 1% em agosto, diz pesquisa da CNC

Crédito da foto:

A confiança do empresário do comércio continuou a melhorar em agosto. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve um aumento de 1% na comparação com julho – esse foi o quarto avanço consecutivo do indicador.

O novo resultado foi puxado, de acordo com a CNC, pela melhora na avaliação das condições correntes (+8,3%) e nas intenções de investimentos (+1,8%). Frente a agosto do ano passado, a confiança dos comerciantes aumentou 9,4%.

Com esse desempenho, o indicador subiu para os 90 pontos. Semelhante a um termômetro, números acima de 100 pontos nessa pesquisa indicam otimismo; valores abaixo dessa linha, sugerem retração.

“A confiança dos varejistas tem evoluído positivamente, após o indicador ter atingido a mínima histórica no fim do ano passado”, explicou Izis Ferreira, economista da entidade.

Expectativas para o comércio

A pesquisa revela ainda resultados expressivos quando se avalia as expectativas do empresário do comércio, indicador que apresenta alta de 15,4% frente a agosto do ano passado.

O indicador que mede as condições atuais do empresário do comércio também avançou fortemente e registrou alta de 9,4% no período.

Esse aumento da confiança nas condições atuais e no futuro começa a impactar também o mercado de trabalho. Na comparação entre agosto deste ano e do ano passado, a intenção dos comerciantes em contratar funcionários está maior, avançou 10,6%.

Tags:

voltar