Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 08h11 | 24 Ago 2016 | Edinaldo Moreno Centro Clí­nico pode suspender exames por falta de pagamento

Secretaria de Saúde confirmou o débito com a empresa

Crédito da foto:

O Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado, conhecido popularmente como PAM do Bom Jardim, pode suspender a realização de exames laboratoriais a partir desta quarta-feira (24). O motivo informado à reportagem do JORNAL DE FATO é que, desde o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) não realiza o repasse para o laboratório responsável pelos exames.

Na manhã da última terça-feira (23), os usuários que procuravam a unidade se depararam com um informativo afixado na porta de entrada do PAM, explicando que, por problemas técnicos, a marcação dos exames laboratoriais não será mais realizada. A paralisação nesse serviço prejudica os usuários que precisam passar por exames mais complexos e necessitam dos testes sanguíneos, que eram realizados na unidade.

“Quem não tem plano de saúde nem dinheiro para pagar exame particular precisa do SUS para tudo. Desde manter a saúde em dia até tratar alguma doença séria. Infelizmente, quando o PAM deixa de realizar exames, todo mundo que precisa desse serviço acaba sendo prejudicado. Mas aqueles que não têm dinheiro são os que mais sofrem, porque terão que esperar a boa vontade das autoridades para resolver um problema tão grave quanto esse, que é a saúde pública”, desabafou a estudante Julia Lemos, que acompanhou a mãe na realização de um exame e se deparou com o cartaz na porta.

O JORNAL DE FATO tentou entrar em contato com a direção do Centro Clínico para saber se os exames que já foram marcados com antecedência serão mantidos, mas uma funcionária informou que a pessoa responsável não estava e não tinha o contato pessoal dela.

A Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, informou que existe realmente um débito no repasse dos recursos, mas o atraso é referente ao mês de abril deste ano, e não de novembro de 2015, como foi repassado à reportagem. Esclareceu também que as 60 consultas que estão marcadas para esta quarta-feira vão acontecer normalmente.

“Realmente, existe um débito com a empresa responsável pela realização dos exames, cujo valor eu não tenho acesso no momento, mas as notas já estão na auditoria e na próxima semana vai ser feito o agendamento do pagamento desse débito. A partir do agendamento, vamos ter uma data determinada para esse pagamento”, disse.

Sobre a paralisação do serviço, a assessoria da secretaria disse não ter sido informada oficialmente sobre o ato. “Nós não fomos informados sobre qualquer paralisação do serviço. O que apuramos é que os 60 exames que estão agendados para esta quarta-feira vão acontecer normalmente. Mas também confirmamos que não foram marcados, até o momento, exames para os próximos dias”, falou.

O laboratório do Centro Clínico foi inaugurado em abril de 2015, com amplo espaço e estrutura completamente modernizada. Além das máquinas novas, a estrutura contou com a presença de 21 bioquímicos e 13 técnicos de enfermagem, que atendem a aproximadamente 600 pessoas por dia e com capacidade de realizar uma média de 2 mil procedimentos.

O Centro Clínico dispõe, atualmente, de atendimento de várias especialidades, entre elas, dermatologia, cardiologia, neurologia, pediatria, psiquiatria e outras. O encaminhamento para o PAM do Bom Jardim é realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do usuário, por meio da Central de Regulação, onde o paciente é informado, ainda na UBS, sobre a data e o horário do seu atendimento.

Tags:

voltar