Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 14h21 | 17 Ago 2016 | Fabio Vale Reunião discute carência de leitos de UTI e alerta para demandas de ações de judiciais

Novo encontro será convocado para definir criação da Central de Regulação de Leitos de UTI na cidade

Crédito da foto:

O Juiz Federal Lauro Henrique Lobo Bandeira, titular da 10ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, sediada em Mossoró, presidiu reunião com representantes de diversos órgãos envolvidos com a saúde e o judiciário para discutir a carência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na  região. O magistrado destacou durante o encontro que cresce a demanda de ações judiciais pedindo a obtenção de leitos de UTI.

Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde, Leodise Maria Dantas Soares Cruz, informou que existe um estudo para a criação da Central de Regulação de Leitos de UTI pelo Município, onde estão sendo avaliados, entre outros,  os custos de sua manutenção, e questões como as internações clínicas pós-UTI, que também demandam custos financeiros.  A auxiliar da Prefeitura de Mossoró também chamou atenção para necessidade da integração do Governo do Estado do Rio Grande do Norte com o Município para viabilizar as informações quantos aos leitos de UTI disponíveis.

O Diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, Jarbas Miguel Fernandes Mariano, informou que naquele hospital funciona a UGV – Unidade de Gerenciamento de Vagas, segundo o qual, diariamente, são realizadas ligações para os demais hospitais do Município de Mossoró, solicitando informações quando à existência de leitos de UTI vagos. Esclareceu, contudo, que a informação é estática, já que a liberação de um leito de UTI pode ocorrer a qualquer momento.

Já a Defensoria Pública da União sugeriu a elaboração de um Termo de Cooperação com os hospitais de Mossoró, cujo objetivo é a obtenção exata de informações quanto à existência de leitos de UTI vagos, e, desse modo, reduzir ao máximo a interposição de demandas judiciais neste sentido.

 Depois de toda explanação dos representantes presentes a reunião, o Juiz Federal Lauro Henrique confirmou que será marcada uma nova reunião com a presença de todos e ainda da secretária estadual de Saúde, com o objetivo de viabilizar a criação da Central de Regulação de Leitos de UTI em Mossoró.

Tags:

voltar