Postado em  28/08/2012 - 15:08

Endocrinologista alerta para uso de pró-hormonais

Divulgação
Risco maior está na permanência dos efeitos colaterais

Ramon Nobre/Da Redação

Que o uso de suplementos alimentares virou moda nos últimos anos pelos adeptos da musculação, não é novidade. Porém, o uso de pró-hormonais, que se transformam em esteroides anabolizantes no organismo, está sendo cada vez mais procurado.

A venda desse tipo de produto no Brasil é proibido, entretanto, a venda de forma clandestina ocorre sem nenhum problema. O que acontece é que muitas pessoas utilizam este tipo de medicamento, sem saber que não são suplementos alimentares.

A endocrinologista Talliana Medeiros, que atua em Mossoró, explicou que o uso deste tipo de medicamento é semelhante aos esteroides anabolizantes injetáveis, sendo assim prejudicial à saúde.

De acordo com Talliana, sintomas como falta de apetite sexual, ginecomastia (nome dado ao crescimento das mamas nos homens devido a patologias, geralmente associadas a desequilíbrios hormonais), impotência sexual, entre outros, são comuns por quem usa os pró-hormonais.

"Os pro-hormonais são medicamentos que depois de ingeridos são metabolizados no corpo e transformados em esteroides anabolizantes, portanto, eles têm a mesma ação dos anabolizantes orais ou injetáveis e agem da mesma forma. As pessoas que usam, geralmente utilizam a medicação a longo prazo. Os principais efeitos são: ginecomastia, impotência e queda de apetite sexual, dor de cabeça, agressividade, queda de cabelo, lesão hepática ou renal, parada do crescimento com baixa estatura e aumento de pressão arterial. Todos os sintomas podem reversíveis ou não, dependendo do caso", explicou.

Os pró-hormonais mais conhecidos e buscados são: m-drol, halovar e reign dark cyde. Após usar este tipo de medicamento, o usuário tem que fazer uso da Terapia pós-ciclo, que de acordo com os vendedores, ajuda a reverter os efeitos colaterais. A venda do pró hormonal juntamente com a terapia pós ciclo ultrapassa o valor de R$ 250,00.

Ao ser questionada se o uso desta terapia ajuda a reverter os efeitos colaterais, Talliane explicou que vai depender de cada organismo, mas que, provavelmente os efeitos colaterais vão permanecer.

"Isso vai depender muito de cada caso. Depende de dose, tempo de uso e resposta individual. Cada individuo é um indivíduo. Como esses medicamentos se transformam em esteroides anabólicos em nosso corpo, quando para o uso a pessoa pode ter sintomas de deficiência hormonal, não por estar realmente com deficiência, mas sim por sair de um excesso hormonal. O risco maior está na permanência dos efeitos colaterais", alertou.

Este tipo de medicamento não pode ser prescrito por nenhum médico, e por isto, a sua venda é ilegal. Porém, certos tipos de anabolizantes podem ser indicados caso seja constatado a deficiência hormonal. "O uso de anabolizantes é arriscado e só deve ser prescrito quando confirmada a deficiência hormonal, e mesmo assim, o acompanhamento deve ser feito para evitar excesso de dose. Esses pro-hormonais só são encontrados no mercado negro, pois não há indicação médica para o uso deles. Esses medicamentos não são receitados por endocrinologistas. Se a taxa hormonal estiver realmente baixa é prescrito o próprio hormônio e não seus precursores", finalizou.

Arrependimento

A maior propaganda dos pró-hormonais é encontrada facilmente na internet. Páginas no Facebook, perfis no Twitter, e até, comunidades no 'extinto' Orkut, ainda existem para comentar o uso deste tipo de medicamento.

Em uma das comunidades do Orkut, Gleydson Moreira, se mostrou arrependido por ter usado o Halovar, um dos pró-hormonais mais conhecidos do momento.

Veja o depoimento.

"Amigos, treino a um bom tempo e sempre levei a sério em conjunto com alimentação e um parceiro de treino que, no caso, é meu personal training. Meu intuito aqui não é fazer medo ou dar sermão e sim deixar um alerta para o uso dessas drogas. Desde o início eu tinha muito bons ganhos treinando sem anabolizantes e depois de pesquisar bastante decidi usar alguns pró-hormonais, que já foi uma burrice sem tamanho por ser oral. Tive excelentes ganhos, mas, nada disso valeu a pena. Mesmo com a administração da T.P.C - terapia pós ciclo - após o uso, veio inúmeros colaterais e estou sofrendo bastante com eles agora e que com sorte não me custará a vida. Quer crescer com "bomba" procura pesquisar 1000 vezes a mais do que você sabe e de preferencia utilize a injetável, mas, o meu conselho seria nunca utilizar tais drogas. A gente que treina tem que entender e nos satisfazer com o nosso biótipo que pode ser Endo, Ecto ou Meso. O que vier é lucro... Treinar tem que ser por gosto e não em busca do culto ao corpo.. Eu pensava que tudo isso que passava em algumas redes de tv não passaram de baboseira e hoje estou pagando por isso.. Cuidado! Saúde é uma coisa que a gente só aprende a dar valor quando perde, e quando perde, ela dificilmente volta", lamentou.

Ainda no tópico, ao ser questionado por outros usuários quais os efeitos colaterais que estava sentindo, Gleydson confirmou o que a endocrinologista Talliane alertou no início da matéria.

"Dores no estômago, refluxo, gastrite muito forte, exame de sangue totalmente alterado... Resumindo, PH é uma b... Quer bombar com responsabilidade, vai para os injetáveis. Mas, sinceramente, hoje em dia eu vejo de outra forma. Procuro me contentar com meu biótipo e entender que só vou até ali. Anabolizantes não valem a pena mesmo. Eu que tinha a saúde de ferro, para ganhar dois ou três quilos tive que sacrificar isso; não vale a pena. Um abraço a todos os marombas e bons ganhos”, finalizou.


CAPTCHA Image [ Different Image ]
  • 13/12 - 15:34Guilherme Jose de Souza Franca-SP - Esto muito desinformados'
  • 20/04 - 12:39wenderson de brito - queria saber da doutora se sintomas como incha?o na pater de baixo do abdomem,eh falta de apetite e tem aver com darck cyde...eos batimentos ficam descontrolados...obrigado..
  • 22/05 - 12:27miguel arcanjo neves junior - gostaria de saber se alguem ja conversou com a purus labs,que ? a fabricante do halovar!!!!!!!
  • 01/07 - 03:10Guilherme Lourenzi - Ol?, Comprei o SOMATODROL e gostaria de saber se este traz algum malef?cio ? sa?de???
  • 04/08 - 12:50fabiano monteiro costa - .Queira por gentileza me dar o maior numero de informa?es com rela??o ao suplemento SOMATODROL, pois tenho visto muita propaganda mas me encontor bastante desconfiado, com rela??o a veracidade das mesmas, sem mais me despe?o e agrade?o.
  • 10/12 - 15:03Paulo - Gostaria de saber sobre o pr? hormonal, somadotrol
  • 16/12 - 21:11pamela - somatodrol pode tomar ou ? droga
  • 09/01 - 16:00Paulinho de Souza - Guarulhos - Prezados senhores, gostaria de saber a opini?o dos senhores sobre o somatodrol. Att, Paulinho