Postado em  22/08/2015 - 17:43

Reabilitação da sua coluna

Dores na coluna se tornaram comuns em todas as idades

Dores na coluna se tornaram algo trivial, banal, em todas as idades. Devido ao estilo de vida atual das pessoas, crianças, adultos e idosos apresentam uma predisposição a desenvolver problemas musculoesqueléticos, em especial da coluna, nos segmentos da cervical, torácica e lombar. Sentar horas a fio em frente ao computador, que era algo recorrente em empresas, agora, com o avanço da tecnologia, atinge os mais jovens.
Carregar peso extra em bolsas ou mochilas e não equilibrar corretamente, pegar algo do chão sem flexionar os joelhos, sentar incorretamente, não praticar esportes, fumar, torcer a coluna ao entrar ou sair do carro ou ao pegar objetos no banco de trás de um carro enquanto dirige, entre vários outros, são motivos mais do que conhecidos para ocasionar dores nas costas.
O mais novo dispositivo que desencadeia dor cervical é o celular. Sim, o bendito celular que está a toda hora nas mãos dos usuários. Ele é necessário, mas agora, com a possibilidade de acessar Internet, ninguém mais larga dele, e para visualizar a tela, todos curvam a cabeça para baixo, forçando a região do pescoço e das costas, favorecendo lesões e disfunções.
A fisioterapeuta Carla Tissiane de Souza Silva, especialista em RPG e do método Pilates, atuante em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba (PR), afirma que há maneiras de reverter o quadro de dores, tanto lombares, região inferior das costas, e dorsais, região central das costas, quanto cervicais, região superior das costas, por meio da reeducação postural global (RPG).
A modalidade consiste em uma reeducação das cadeias musculares que sofrerão encurtamentos adaptativos desencadeados principalmente pela má postura. A fisioterapeuta ensina como manter a postura no dia a dia, e durante as sessões, de uma hora cada, faz exercícios de respiração e posturas corporais. A partir da análise dos hábitos diários do paciente, são traçados objetivos e, normalmente, em dez sessões é finalizado o trabalho, desde que quem está sendo tratado continue os exercícios fora da clínica.


CAPTCHA Image [ Different Image ]