Postado em  22/01/2014 - 17:18

Biometria: presidente do Tribunal Regional Eleitoral vem à Mossoró

Assecom/TJ-RN

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desembargador estará em Mossoró para conversar com a imprensa sobre o processo de recadastramento biométrico, que está sendo realizado em todo o Brasil. O horário que havia sido agendado foi modificado e agora o encontro será às 10h30 de 28 de janeiro deste ano.

Em Mossoró, 165.030 eleitores deverão participar do processo. A coordenação caberá à juíza da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda.

Até fevereiro de 2014, o Rio Grande do Norte completa o projeto de recadastrar por biometria 40 municípios, incluindo a capital Natal, e Mossoró, num total de 1.077.483 eleitores.

A tecnologia da biometria contribui para a racionalização do processo eleitoral, impedindo fraudes na identificação do eleitor. A meta do TSE é que em 2018, todos os eleitores brasileiros estejam aptos a votar nas eleições após serem identificados pelas impressões digitais.

Além do evidente benefício de ordem eleitoral, a identificação biométrica dos eleitores brasileiros também servirá para outros fins. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou acordo com o Ministério da Justiça para colaborar com o fornecimento do Cadastro da Justiça Eleitoral, que compreende mais de 140 milhões de eleitores. O sistema auxiliará na implantação do Registro de Identificação Civil (RIC), o número único que identificará cada brasileiro para identidade, carteira de motorista, passaporte e outros documentos.

Com informações da Tribuna do Norte.


CAPTCHA Image [ Different Image ]