Postado em  18/01/2014 - 15:18

Agendar o recadastramento biométrico é simples

Gildo Bento
O recadastramento só poderá ser feito no Fórum Eleitoral Celina Guimarães, no bairro Abo

Nathalia Rebouças
Da Re­da­ção
nathaliareboucas@gmail.com

Épreciso apenas um computador com internet. O procedimento para agendar a regularização do título através da revisão biométrica é simples, principalmente se você estiver munido do título de eleitor ou souber o número da inscrição. Para os eleitores de Mossoró, um alerta: o procedimento é obrigatório e deve ser realizado de 29 de janeiro a 04 de abril, exclusivamente na sede do Fórum Eleitoral Celina Guimarães Vianna, no bairro Abolição II.
A reportagem do JORNAL DE FATO acessou o site do TRE do Rio Grande do Norte (www.tre-rn.jus.br) para realizar o procedimento e verificar se o agendamento é simples e rápido de fazer. O link já está disponível na página inicial e direciona para uma nova página com a primeira opção do cadastramento biométrico de Mossoró. O usuário pode em seguida solicitar o agendamento com os dados. Na identificação pode ser utilizado o número do título, o nome completo ou ainda a opção novo eleitor e eleitor de outro estado. Ao acessar, o DE FATO não conseguiu prosseguir pelo nome, aparecendo a mensagem de eleitor não localizado. O procedimento deu sequência com o número de identificação do título. Nos dados do agendamento é possível escolher o dia e o horário, inclusive com a quantidade de vagas disponíveis. Depois é só gravar o agendamento e, de preferência, imprimir o comprovante. As informações ficam disponíveis para consulta na própria página.
O agendamento tem o objetivo de evitar o tempo de espera maior. No entanto, quem não fez o procedimento pela internet pode também ir até o fórum para realizar o cadastramento no prazo. “Aqueles que não agendarem também serão atendidos ingressando em filas”, explica Luiz Sérgio Monte, chefe da 33ª zona eleitoral de Mossoró.
No período de realização do recadastramento, as zonas eleitorais disponibilizarão 61 kit´s biométricos para o atendimento. “Ambas as zonas estão recebendo reforço de pessoal para atender à demanda. São servidores de outras zonas eleitorais do estado e estagiários que estão sendo selecionados”, explica Luiz Sérgio.
Mossoró conta com 166 mil eleitores. O recadastramento é obrigatório para todos. Caso não realize o procedimento, o título de eleitor poderá ser cancelado. “É obrigatório, inclusive, para aqueles para quem o voto é facultativo, como os idosos maiores de 70 anos. Quem recebeu o título esse ano também está obrigado a fazer. E aqueles que desejarem transferir para Mossoró já o farão de modo biométrico”, complementa o representante do TRE em Mossoró.


CAPTCHA Image [ Different Image ]