Postado em  23/09/2013 - 13:24

Convocação de profissionais de Saúde irá melhorar assistência aos trabalhadores

Foi publicada na edição deste sábado (21) do Diário Oficial do Estado (DOE) a convocação de 11 médicos do trabalho e sete enfermeiros. Os profissionais irão fortalecer a atuação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN) junto às Unidades Regionais de Saúde na prevenção de acidentes de trabalho no Rio Grande do Norte.

O Coordenador do CEREST/RN, Mário Soares, lembra que a convocação é uma importante conquista diante da carência de médicos nesta especialidade. “Há uma preocupação com o adoecimento dos trabalhadores e o nosso objetivo é fortalecer os núcleos de saúde do trabalhador nas Regionais de Saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos em segurança do trabalho atuando na prevenção dos acidentes”.

Com objetivo de capacitar profissionais que atuam na área da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do CEREST Estadual, promove, nos dias 23, 24 e 25, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, a Oficina de Implantação da NR 32 nos serviços públicos de saúde do RN. A capacitação é voltada para profissionais e gestores de hospitais regionais do Rio Grande do Norte.

A Procuradora Regional do Trabalho da 21ª Região, Ileana Neiva, participou da abertura do evento e destacou a necessidade de reconhecimento dos CEREST’s como locais de suporte técnico para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Pode ser realizado um trabalho de pesquisa e mapeamento do adoecimento dos trabalhadores e assim atuar na prevenção dos acidentes”.

O médico do trabalho do CEREST Seledon Ferreira de Sousa lembrou a importância da parceria entre a Sesap e o MPT/RN. “O Ministério Público tem sido um parceiro da Sesap e estamos agradecidos pelo trabalho que vem sendo feito em apoio ao CEREST”, destacou. A Rede Estadual de Saúde do Trabalhador é composta pelo CEREST Estadual, CEREST’s Regionais com Sedes em Natal, Caicó e Mossoró, e pelos Núcleos Regionais de Saúde do Trabalhador (NURSAT’s).

Fonte: Sesap/RN


CAPTCHA Image [ Different Image ]