Postado em  27/06/2012 - 08:45

Visita da FIFA em Natal avalia Arena das Dunas

Divulgação
Estádio está com 25% das obras concluídas

Alex Costa / Da Redação Natal

É nesta quarta (27) que a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa 2014 (Secopa) organiza a visita oficial do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ao canteiro de obras do estádio Arena das Dunas. A visita faz parte de um cronograma regido pela própria FIFA. O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, e os ídolos do futebol brasileiro Ronaldo e Bebeto, na qualidade de membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estarão em Natal nesta quarta-feira (27).

A comitiva retoma a turnê por Recife e o pintor brasileiro de renome mundial Romero Britto, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, também acompanharão o grupo na visita; depois vêm a Natal e seguem para Brasília.

Pelo planejamento da FIFA-COL, a turnê percorrerá as 12 cidades-sede do torneio e teve início em janeiro deste ano, passando por Fortaleza e Salvador. O comunicado oficial já foi feito tanto ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte como à Prefeitura Municipal do Natal. O programa em cada cidade será composto por uma visita ao estádio, além de uma atividade de imprensa.

Para Jérôme Valcke, segundo registrou no comunicado na visita, o ano de 2012 simboliza um marco decisivo na jornada rumo à Copa das Confederações em 2013 e à Copa do Mundo em 2014. “É importante que eu obtenha uma compreensão dos preparativos nas cidades e estádios, e também que reserve tempo para a troca de informações e para discussões pessoais sobre os nossos empreendimentos conjuntos até 2014”, escreve o secretário geral da FIFA.

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e uma delegação, compreendendo representantes da FIFA e COL, entre eles Ronaldo Fenômeno e Bebeto, também marcarão presença na visita. O secretário estadual da Copa, Demétrio Torres, diz que todas as expectativas se concentram na representatividade da visita para a imagem da cidade, e que tudo está transcorrendo dentro do cronograma.

Mobilidade Urbana
“Estamos a menos de dois anos do mundial e embora a visita não seja uma inspeção, tenho certeza que o Jerôme Valcke e a comitiva sairão convictos de que estamos no cronograma e no ritmo certo para entregar a Arena em dezembro de 2013 como prometemos”, reforçou Demétrio Torres. Segundo ele, as obras de mobilidade também logo sairão do papel. A primeira parte, que compreende a Prudente de Morais, deve ser entregue ainda em julho.

De agora em diante, já se anuncia a implantação dos anéis viários da obra na BR-101, a nova Roberto Freire, acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o VLT Natal-Extremoz, que devem mudar de modo significativo a mobilidade urbana da Grande Natal, se implantados a tempo.

A prefeitura de Natal ainda vive os impasses das desapropriações e não deu início às obras de mobilidade que compete à entidade na capital. A primeira etapa, do viaduto da Urbana, está prevista para ser iniciada na segunda quinzena de julho, de acordo com a secretária municipal de obras e infraestrutura, Tereza Cristina. “Agora mesmo vou entrar numa audiência com o promotor do meio ambiente, Márcio Diógenes, para fazer o balanço da última audiência pública e decidir como fazer para relocar as pessoas o mais rápido possível”, disse.

Segundo a secretária, a preocupação com a população é o principal entrave, visto que desapropriar exige respeito e adequação. “Estamos atentos a isso e queremos ver todo mundo bem. As alternativas vão ser elaboradas e colocadas em prática com urgência”, atesta.

Arena das Dunas
Faltando dois anos para a bola rolar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os preparativos para o evento na capital potiguar seguem em ritmo acelerado. A Arena das Dunas, estádio que receberá os jogos em Natal, continua com obras avançadas dentro do cronograma aprovado pela FIFA. De acordo com o relatório divulgado em 31 de maio, a obra já alcançou 25,23% de conclusão total.

A nova fase da construção do estádio, a instalação dos pré-moldados, foi iniciada 45 dias antes do que estava previsto no cronograma. De acordo com o titular da Secopa RN, Demétrio Torres, durante uma obra desse tipo, é importante procurar sempre antecipar etapas, para ganhar tempo caso haja algum imprevisto.

"Nós resolvemos antecipar essa etapa de implantação dos pilares pré-moldados, que formam a base para as arquibancadas. Agora, o contorno do estádio já começa a aparecer", destacou o Secretário.

Com o avanço da etapa de implantação da superestrutura do estádio, todo o processo ganhará um novo ritmo de trabalho. No momento, cerca de 800 colaboradores já estão na obra.


De acordo com Demétrio Torres, a expectativa é que 50% do total sejam alcançados em dezembro deste ano. A Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013.

*Com informações do Governo do Estado


CAPTCHA Image [ Different Image ]